Roteiros – Arte do Turismo

Roteiros

 

REGIÃO UVA E VINHO – CAXIAS DO SUL E REGIÃO

 

ROTEIRO 01: ANA RECH

Localidade: Distrito de Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Gastronômico / Vinícola / Cultural  –  Período: 09:00h / 16:00h

Descritivo: Ana Rech é conhecida como “Um Encanto de Vila”. Nesta pequena localidade de Caxias do Sul o visitante terá a oportunidade de conhecer a Epopéia Imigrante em quadros de bronze, capelas e artesanatos manuais. Durante o percurso um lugar único e singular na produção de morangos hidropônicos onde localiza-se um bar temático.  O castelo Lacave encanta e atrai milhares de visitantes, construída em meados dos anos 60 em estilo medieval.

 

ROTEIRO 02: ENCANTO DE NATAL EM ANA RECH

Localidade: Distrito de Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Contemplação / Período: 15:00h / 21:00h

Descritivo: Em dezembro as luzes ficam mais intensas, pois a comunidade toda se mobiliza para enfeitar o local. São construídos muitos presépios, cada um com uma maneira diferente de retratar o nascimento de Jesus. São muitas formas, com materiais recicláveis, iluminações criativas e em cada ruela pode aparecer grandes surpresas que emocionam e causam encantamento.

 

ROTEIRO 03: CAMINHOS DA COLÔNIA

Localidade: Zona urbana e rural de Caxias do Sul e Flores da Cunha

Perfil do roteiro: Gastronômico / Vinícolas / Paisagístico  –  Período: 09:00h / 16:00h

Descritivo: Roteiro integrando os municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, apresenta-se aos visitantes, belas paisagens naturais em um percurso que envolve a área urbana e rural.  A estrada de ligação secundária é cheia de cenários que encantam aos olhos pela sua diversidade. A cultura italiana, as vinícolas familiares e especializadas em espumantes, compras de produtos coloniais e a gastronomia intensificam este destino sendo um dos percursos rurais mais visitados por turistas na Serra Gaúcha.

 

ROTEIRO 04: COMPASSOS DA MÉRICA MÉRICA

Localidade: Zona rural de Flores da Cunha

Perfil do roteiro: Vinícolas / Cultural / Histórico – Período: 09:00h / 16:30h

Descritivo: O Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica é composto por propriedades rurais, cantinas e espaços de memória no interior do município de Flores da Cunha. A temática central é a música símbolo da imigração italiana no Rio Grande do Sul que dá nome ao roteiro e que integra os diferentes cenários às diversas atividades e personagens locais. As localidades que compõem o roteiro buscam trazer ao visitante um pouco do espírito de luta da tradição italiana da Serra.

 

ROTEIRO 05: ESTRADA DO IMIGRANTE

Localidade: Tercera Légua em Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Turismo rural / Vinícola / Cultural / Histórico – Período: 09:00h / 16:00h

Descritivo: Com sua arquitetura e belas paisagens, o Roteiro Estrada do Imigrante, resgata a chegada dos primeiros colonizadores à Caxias do Sul. Neste percurso, muitas histórias dos descendentes e a sua cultura ainda estão presentes em todas as famílias. A referência das belas paisagens naturais, vales e a preservação do meio ambiente estão disponíveis para o aprendizado e aos olhos dos visitantes.

 

ROTEIRO 06: LA CITTÀ

Localidade: Zona urbana de Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Cultural / Histórico – Período: 09:00h / 16:00h

Descritivo: Arquitetura, tradição e cultura envolve este roteiro em Caxias do Sul. Cada atrativo mostra a cultura italiana enraizada na comunidade e Museus que mostram o meio de viver destes imigrantes que colonizaram a região. Obras do famoso artista italiano Aldo Locatelli contemplam a Igreja São Pelegrino e a Prefeitura Municipal.

 

ROTEIRO 07: MODA, MALHAS E INOX

Localidade: Farroupilha

Perfil do roteiro: Compras – Período: 13:15h / 19:00h

Descritivo: Farroupilha terra da malha no Brasil. O lugar certo é o Centro de Compras Farroupilha com preços convidativos e sempre acompanhando a moda com mais de 150 lojas. Farroupilha também é a terra da “Tramontina Store”, loja conceito da marca com produtos exclusivos com estilo e sofisticação. Um espaço onde encontra-se milhares de produtos.

 

ROTEIRO 08: VINÍCOLAS FAMILIARES

Localidade: Zona urbana e rural de Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Vinícolas / Cultural – Período: 09:00h / 16:00h

Descritivo: Caxias do Sul é carinhosamente chamada de: “A Pérola das Colônias” e hoje reconhecida nacionalmente pela pujança econômica industrial. Mas para quem ainda não conhece esta cidade, ficará surpreso em observar os costumes do interior, e provar bons vinhos de produção familiar. O roteiro também contempla uma vinícola temática.

 

ROTEIRO 09: VALES DA SERRA

Localidade: Zona urbana e rural de Antônio Prado e Nova Pádua

Perfil do roteiro: Arquitetônico / Cultural / Histórico – Período: 09:00h / 17:00h

Descritivo: A rota é mais conhecida como “Experiência Viva”.  Antonio Prado “A cidade mais italiana do Brasil”, é Patrimônio Histórico Nacional e no percurso encontramos belas paisagens, famílias de descendentes de imigrantes e conhecer o “Talian”, hoje a 2ª língua oficial mais falada no Brasil. Outra cidade do percurso é Nova Pádua conhecida como “La Pícola Città Italiana”, onde no local conhecemos um dos mais belos belvederes da Serra Gaúcha.

 

ROTEIRO 10: VINHOS DOS ALTOS MONTES

Localidade: Zona urbana e rural de Flores da Cunha e Nova Pádua

Perfil do roteiro: Vinícolas / Paisagístico – Período: 09:00h / 16:30h

Descritivo: Uma fascinante viagem que serpenteia uma sucessão de montanhas onde a natureza e o trabalho do homem moldaram a paisagem dos Altos Montes, um cenário deslumbrante para viver a experiência do mundo do vinho na Serra Gaúcha. Nas vinícolas de boutique você vai encontrar histórias que produzem excelentes vinhos, com conhecimento, modernidade e tecnologia. A beleza arquitetônica também está presente.

 

REGIÃO UVA E VINHO – BENTO GONÇALVES E REGIÃO

 

ROTEIRO 01: TREM MARIA FUMAÇA E ESPETÁCULO DA EPOPÉIA ITALIANA

Localidade: Bento Gonçalves / Garibaldi / Carlos Barbosa

Perfil do roteiro: Cultural / Histórico – Duração: Em torno de 01h:30m no Trem Maria Fumaça e 45m no Espetáculo da Epopéia Italiana

Descritivo: O embarque no Trem Maria Fumaça é retornar ao passado e conhecer a hospitalidade gaúcha nas danças e músicas típicas, degustando vinhos, sucos e espumantes. O Espetáculo lúdico da Epopéia Italiana, é um complemento onde o visitante irá interagir com a a chegada dos primeiros imigrantes italianos, em um ambiente temático. Na final degustação de produtos coloniais.

 

ROTEIRO 02: CAMINHOS DE PEDRA

Localidade: Colônia São Pedro em Bento Gonçalves

Perfil do roteiro: Gastronômico / Arquitetônico / Cultural / Histórico  – Período: 08:30h / 17:30h

Descritivo: O Roteiro Caminhos de Pedra hoje é reconhecido como o maior acervo em arquitetura em pedra da Imigração italiana no Brasil. Constitui-se em um verdadeiro museu na zona rural de Bento Gonçalves. O visitante coloca-se em contato com a originalidade de sua cultura, as tradições e os aspectos que tornaram este roteiro um dos mais frequentados por turistas da Serra Gaúcha.

 

ROTEIRO 03: CAMINHOS DE PEDRA E VINHOS DE PINTO BANDEIRA

Localidade: Colônia São Pedro em Bento Gonçalves e Pinto Bandeira

Perfil do roteiro: Gastronômico / Vinícolas / Cultural / Histórico – Período: 08:30h / 16:30h

Descritivo: O Roteiro Caminhos de Pedra hoje é reconhecido como o maior acervo em arquitetura em pedra da Imigração italiana no Brasil. Constitui-se em um verdadeiro museu na zona rural de Bento Gonçalves. Este roteiro integrado, contempla os vinhos de Pinto Bandeira que recebeu a denominação de indicação geográfica para vinhos tintos, brancos e espumantes na categoria Indicação de Procedência, reconhecida pelo INPI onde se distingue pela alta qualidade principalmente pelos espumantes.

 

ROTEIRO 04: CANTINAS HISTÓRICAS

Localidade: Distrito de Faria Lemos e Vale do Rio das Antas

Perfil do roteiro: Vinícolas / Paisagístico / Histórico / Cultural – Período: 08:30h / 17:00h

Descritivo: Ao entrar no clima dos aromas, das paisagens e dos sons únicos da localidade que preserva sua cultura de modo especial, os visitantes experimentam vinhos típicos, sucos, espumantes, gastronomia cultural preparada com muita sabedoria e delicadeza. Com saberes e memórias, a Rota das Cantinas Históricas partilha a simplicidade e a alegria hospitaleira da comunidade que tem a arte do canto e do vinho em seu sangue.

 

ROTEIRO 05: ESTRADA DO SABOR

Localidade: Zona urbana e rural de Garibaldi e distrito do Vale dos Vinhedos

Perfil do roteiro: Gastronômico / Vinícolas / Paisagístico / Cultural – Período: 08:30h / 17:00h

Descritivo: A Estrada do Sabor, contempla ao “Roteiro Passadas” em Garibaldi que serviu de cenários de filmes e novelas pela sua bela arquitetura eclética. No percurso rural, é apresentado por agroindústrias familiares, atividades rotineiras da colônia, conscientização ambiental e ecológica, preservação do dialeto Vêneto e vilarejos que marcam a passagem do tempo. Destaca-se também com produtores de vinhos que usam castas hoje pouco difundidas.

 

ROTEIRO 06: ROTA DOS VINHOS E ESPUMANTES

Localidade: Vale do Rio das Antas e Garibaldi

Perfil do roteiro: Vinícolas / Paisagístico – Período: 08:30h / 17:00h

Descritivo: Roteiro localizado as margens do Vale do Rio das Antas em um lugar de extrema beleza, cercado por paisagens exuberantes, costeando o Rio das Antas.  Neste passeio visualizamos uma das maiores pontes em arco do mundo e um local onde se produz uma das mais reconhecidas cachaças do Brasil e a maior vinícola familiar privada do país. O roteiro oferece na cidade de Garibaldi a Rota dos Espumantes.

 

ROTEIRO 07: ROTA DA LONGEVIDADE

Localidade: Veranópolis

Perfil do roteiro: Paisagístico / Religiosidade / Histórico / Cultural – Período: 07:30h / 17:30h

Descritivo: Em Veranópolis, o que se destaca são as belas paisagens, diversidade cultural, expressões da regionalidade, conscientização da agricultura orgânica e familiar e a história dos descendentes indígenas da região. Esses fatores proporcionam uma viagem de resgate das origens e valorização de aspectos simples, através de vivências do cotidiano de famílias no interior do município. Neste percurso o visitante irá entender porque é reconhecida como terra da Longevidade no Brasil.

 

ROTEIRO 08: VALE DOS VINHEDOS

Localidade: Distrito de Bento Gonçalves

Perfil do roteiro: Gastronômico / Vinícolas / Paisagístico – Período: 08:30h / 17:30h

Descritivo: Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi à primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale. Durante o percurso a concentração das maiores vinícolas do país, paisagens de tirar o fôlego, extensos parreirais e vários restaurantes típicos demarcam este roteiro como um dos mais vendidos em pacotes turísticos.

 

REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

 

ROTEIRO 01: HORTÊNSIAS CULTURAL

Localidade: Nova Petrópolis / Gramado / Canela

Perfil do roteiro: Arquitetônico / Gastronômico / Cultural / Histórico – Duração: 08:30h / 19:30h

Descritivo: Nova Petrópolis é conhecida como o Portal da Região das Hortênsias. A cultura germânica predominante na cidade, traduz no estilo de vida da comunidade local e na arquitetura.  A cidade de Gramado é conhecida como uma das mais turísticas do país, uma cidade que oferece muitas atrações o ano todo. Na cidade de Canela, encontra-se a famosa Catedral de Pedra, Museus e Paisagens Naturais.

 

ROTEIRO 02: HORTÊNSIAS PELOS PARQUES

Localidade: Gramado / Canela

Perfil do roteiro: Aventura – Duração: 07:30h / 19:00h

Descritivo: Para quem já conhece os passeios tradicionais de Gramado e Canela, não pode perder o que estas cidades oferecem em aventura e adrenalina. Começando pelo único Parque de Neve Indoor das Américas o “Snowland”. Contemplar também uma das mais belas quedas d`agua da Serra Gaúcha a Cascata do Caracol. Para finalizar o Alpen Park é reconhecido como o maior parque de aventura da região sul.

 

ROTEIRO 03: NATAL LUZ NA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Localidade: Nova Petrópolis / Gramado / Canela

Perfil do roteiro: Contemplação / Cultural  – Duração: 13:15h / 23:45h

Descritivo: O período de Natal é o mais prestigiado na Serra Gaúcha. É um momento diferenciado acontecendo de novembro a janeiro. O Natal Luz de Gramado é o maior evento temático do Brasil. Atrai multidões nos espetáculos e a cidade fica toda enfeitada e brilha a todo instante. Neste passeio Nova Petrópolis e Canela também são apresentados com seus espetáculos natalinos. Aproveite e traga sua família é emocionante e inesquecível.

 

ROTEIRO 04: ROTA ALEMÃ E O JARDIM MAIS ALTO DA SERRA GAÚCHA

Localidade: Interior de Nova Petrópolis

Perfil do roteiro: Arquitetônico / Paisagístico / Cultural – Duração: 09:00h / 16:30h

Descritivo: Nova Petrópolis é um lugar em que o forte sotaque alemão do povo é uma atração à parte. Muito verde e muita vida estão presentes nesse pequeno recanto gaúcho. A História da colonização alemã é contata a céu aberto onde as Pedras do silêncio caracterizam a saga desta imigração peculiar. Proporcionando também neste dia especial, uma subida de serra para conhecer um dos pontos mais altos da Serra Gaúcha com mirantes para todo o vale.

 

ROTEIRO 05: TEMPLO BUDISTA KHADRU LING

Localidade: Três Coroas / Igrejinha / Gramado

Perfil do roteiro: Contemplação / Paisagístico / Cultural – Duração: 07:00h / 19:30h

Descritivo: O Templo Khadro Ling é a único templo tradicional do budismo tibetano em toda a América do Sul. No local vislumbramos as construções e conhecimento desta filosofia oriental.  Para complementar este dia de boas energias o roteiro contempla também conhecer um dos lugares que representam os Jardins europeus situado em Gramado. Compras na cidade de Igrejinha faz referência a couros e calçados.

 

DESTINOS NATURAIS

 

ROTEIRO 01: CÂNION DO ITAIMBEZNHO

Localidade: Cambará do Sul

Perfil do roteiro: Contemplativo/ Paisagístico / Caminhada leve – Duração: 07:00h / 17:00h

Descritivo: Sua formação rochosa existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m. As paredes de cor amarelada e avermelhada são cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa. Ao redor do cânion os pinheiros nativos completam a paisagem. Venha conhecer os maiores cânions do Brasil.

 

ROTEIRO 02: CÂNION DO ITAIMBEZINO E FORTALEZA

Localidade: Cambará do Sul

Perfil do roteiro: Contemplativo/ Paisagístico / Caminhada média – Duração: 07:00h / 18:00h

Descritivo: O Parque Nacional da Serra Geral é um dos mais belos da região. Pelo Cânion Fortaleza a caminhada é de aproximadamente 3h, percorrendo a Trilha do Mirante e a Trilha da Pedra do Segredo.  O Cânion do Itaimbezinho tem sua formação rochosa à pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m.

 

ROTEIRO 03: CRIÚVA CAMPEIRO (CÂNION DOS PALANQUINHOS)

Localidade: Distrito de Criúva em Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Gastronômico / Contemplativo / Paisagístico / Caminhada leve – Duração: 08:00h / 17:00h

Descritivo: Criúva mostra o lado campeiro de Caxias do Sul através da estrada que liga a Vila Seca. Esta rota é o que os antigos tropeiros faziam para chegar ao Campo dos Bugres. Além da vasta cultura pelo tropeirismo, é privilegiada pelas belezas naturais: são cascatas, rios, longas pastagens, ar puro e o futuro Parque Ecológico dos Cânions dos Palanquinhos.

 

ROTEIRO 04: CRIÚVA COM A TRILHA NOTURNA (CÂNION DOS PALANQUINHOS)

Localidade: Distrito de Criúva em Caxias do Sul

Perfil do roteiro: Gastronômico / Contemplativo / Paisagístico / Caminhada leve – Duração: 13:30h / 23:00h

Descritivo: É um dos distritos de Caxias do Sul que tem os hábitos do gaúcho serrano. Este destino é para quem gosta de interagir com a cultura gaúcha em meio a mata nativa. A Trilha Noturna torna-se uma experiência de coragem e realização pessoal. Após esta atividade é a alegria de todos estarem juntos ouvindo seus comentários da experiência praticada durante o dia e o que sentiu nesta trilha. Comida campeira é a especialidade com jantar ao luar.

 

ROTEIRO 05: RAFTING DO PARANHAMA

Localidade: Três Coroas

Perfil do roteiro: Aventura / Natureza – Duração: 07:00h / 18:00h

Descritivo: O Rio Paranhana é um passeio com corredeiras e águas brandas. A equipe local formaliza uma explicação básica quanto ao uso do equipamento, na sequência, segue para o passeio de rafting em um percurso de 8km com parada para banho e brincadeiras e outra parada quase na chegada do passeio, o Surf de bote na onda (surf de bote em uma onda sem os remos).

No local espaço para atividades de aventura sempre acompanhado por condutores especializados.

 

REGIÃO METROPOLITANA

 

ROTEIRO 01: CITY TOUR NA CAPITAL DOS GAÚCHOS

Localidade: Região metropolitana / Porto Alegre

Perfil do roteiro: Arquitetônico / Histórico / Cultural – Duração: 07:30h / 18:00h

Descritivo: Ô Porto Alegre, multicultural por natureza. Um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos. Portão de entrada de turistas no estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas.

 

ROTEIRO  02: PORTO ALEGRE PELO GUAÍBA

Localidade: Porto Alegre

Perfil do roteiro: Paisagístico / Cultural / Contemplativo – Duração: 07:30h / 18:00h

Descritivo: Passeio com uma hora de duração, que percorre as principais ilhas do Guaíba. Além de turístico, tem um enfoque cultural, com locução que ilustra seu itinerário, contando um pouco da história de Porto Alegre. O dia também contempla depois de 50 anos, a CatSul retomou o transporte fluvial de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba, hoje um grande atrativo turístico. Belas imagens voltadas ao lago Guaíba.

 

ROTEIRO 03: DAY USE VILA VENTURA

Localidade: Viamão

Perfil do roteiro: Atividades esportivas e naturais – Duração: 07:00h / 19:30h

Descritivo: Estrutura do Hotel: Pista de caminhada, Campo de Futebol 7, Quadras de vôlei e bocha, Piscinas externas, Gruta com piscinas térmicas, Cyber Café, Espaço Fitness, Pracinha para crianças, Estacionamento, redário para descanso. Atividades de Lazer (Vigentes do dia): Caminhada Orientada, Alongamento, Paredão de Escalada, Arvorismo, Carrinho de Lomba, Atividades na Piscina, Vôlei de Areia, Pescaria, Aula de Ritmos, Passeio de Trator, Futebol, Cineminha com Pipoca, Caça ao Tesouro e muito mais. Almoço incluso na programação.

 

VALE DO TAQUARI

 

ROTEIRO 01: DELÍCIAS DA COLÔNIA

Localidade: Estrela / Colina / Lajeado

Perfil do roteiro: Arquitetônico / Histórico / Cultural – Duração: 07:30h / 17:30h

Descritivo: O Roteiro Turístico Delicias da Colônia, é um roteiro agradável, recheado de belas paisagens e muita hospitalidade, cheio de diversidades e atrativos que fazem a diferença. O grupo será recepcionado no Pórtico da cidade de Estrela, pelo guia local que conduzirá o passeio pelo Roteiro. É uma opção para quem pretende apreciar as belezas das paisagens agrícolas da colonização alemã, degustar cachaças artesanais, chocolates caseiros e agroindústrias.

 

acesso.fwemail.fw